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INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL

de: R$ 2.500,00
por: R$ 1.370,00

economize: R$ 1.130,00

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Descrição

CURSO A DISTÂNCIA DE CALIBRAÇÃO DE MOTORES – INJEÇÕES ELETRONICAS PROGRAMÁVEIS

Objetivo do curso

O objetivo do curso é transmitir conhecimento técnico de alta qualidade, a distância via internet (EAD) com vídeos e materiais didáticos em PDF, aos alunos entusiastas ou profissionais que desejam aprender sobre calibração (regulagem, acerto) de motores originais ou preparados, turbo e naturalmente aspirados. O curso técnico foi especialmente elaborado para atender entusiastas e profissionais que desejam conhecer técnicas profissionais para fazer acertos em veículos de uso diário - motores "de rua", equipados com sistemas de injeções eletrônicas programáveis, independentemente de marca, sistema utilizado ou motor (aspirado ou turbo de 4 tempos), visando a máxima performance e também a máxima economia de combustível.

 

Como funciona o curso

O curso é ministrado a distância com vídeos aulas e materiais didáticos em PDF onde o aluno acessa todo conteúdo em uma plataforma dedicada, no melhor horário que o aluno desejar a sua livre escolha durante o período de disponibilidade do curso (120 dias). Os materiais didáticos em PDF podem ser baixados, os vídeos podem ser assistidos na plataforma durante o período do curso. Além dos vídeos e materiais didáticos em PDF, o aluno poderá eximir suas dúvidas de forma particular e confidencial com o instrutor, podendo assim eliminar todas as questões relativas a cada tópico. O curso fica disponível para acesso do aluno durante 120 dias, sem limite de acessos. O curso é ministrado em 4 fases, sendo a primeira fase obrigatória para quem deseja a segunda e seguir progressivamente. Os vídeos possuem conteúdo demonstrados com ilustrações digitais, fotos, cenas de ajustes, testes de equipamentos, demonstrações, passo a passo, utilizando uma sala de aula especialmente equipada e tomadas em vídeos em nosso veículo “laboratório”. Como nosso sistema de ensino permite o atendimento individualizado, as vagas são limitadas.

 

Quais as vantagens do Curso em EaD da Autotech?

Por se tratar de ensino à distância o aluno pode acessar de qualquer local do planeta via internet de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Os arquivos em PDF podem ser baixados, os vídeos assistidos durante o prazo do curso (120 dias), que é um prazo muito maior do que cursos presenciais ou outros tipos de EAD que possuem limites de acesso (geralmente entre 3 a 5 acessos). Entendemos que o prazo de 120 dias com acessos ilimitados é suficiente para que o aluno aprenda e tire suas dúvidas com o instrutor, pois é muito superior a uma aula comum do tipo presencial da grande maioria de metodologias de ensino disponíveis para aprendizagem, sejam em escolas, universidades ou outros tipos de cursos. Além disso, o atendimento individualizado a cada aluno facilita o entendimento, e o aluno pode trabalhar em seu projeto específico, ou compartilhando dúvidas e ideias se assim preferir.

 

Os vídeos podem ser gravados pelo aluno? 

Apesar de proíbido, os vídeos podem ser gravados utilizando diversos artifícios, não há como evitar isso. A distribuição, compartilhamento total ou parcial de qualquer material disponibilizado no curso é expressamente proíbida. 

 

Qual o sistema de proteção dos arquivos em PDF e vídeos?

Os arquivos em PDF e vídeos são protegidos por direitos autorais. Os arquivos em PDF e vídeos são identificáveis por meio de criptografia especial que identifica o aluno, isto é, cada arquivo é criptografado possuindo dados do aluno.

 

Como o aluno acessa o conteúdo

Assim que o curso é iniciado na data do cronograma o aluno receberá uma senha de acesso a uma plataforma dedicada. O acesso ao conteúdo do curso é divido em fases/tópicos que são distribuídos durante o período para o estudo. O início do curso é no dia 30/07 com finalização no dia 30/10, totalizando 120 dias de acessos aos vídeos e materiais didáticos. Após a confirmação da compra, o aluno recebe um e-mail com as instruções para o acesso a plataforma de ensino a distância.

 

Como funcionam as fases de ensino.

Cada tópico é implantado durante o período do curso como fases de aprendizagem. O aluno avança para a próxima fase quando finalizar a anterior, lembrando que existe um prazo para que o aluno finalize todos os tópicos relacionados, isto é, o curso inicia dia 30/07 e termina em 30/10.  

 

Como funcionam as instruções individualizadas.

Após assistir a aula, caso o aluno tenha alguma dúvida, o aluno envia suas dúvidas e o instrutor irá fazer o atendimento individualizado. Cada aluno poderá discutir suas dúvidas de forma isolada com o instrutor, podendo assim ter um melhor entendimento sobre o assunto e eximir dúvidas relacionadas ao seu projeto e também seus equipamentos, independentemente das marcas dos sistemas de injeção e ignição programável. As instruções individualizadas são feitas para cada aluno, em horários e datas programadas e previamente agendadas com o instrutor. Isto é, só será discutido o assunto da pauta em estudo, em horário pré-agendado com o instrutor.

 

Quais os sistemas de injeções eletrônicas programáveis cobertos pelo curso?

Como se trata de um curso de calibração (ajuste, regulagem) do motor utilizando sistemas de injeções eletrônicas programáveis, o curso cobre praticamente qualquer sistema programável do mercado, que tem bases projetadas entre informações de MAP/TPS/RPM/TEMP entre outros sensores e atuadores. E também, como o curso possui acesso direto do aluno ao instrutor, cada aluno pode eximir suas dúvidas referentes a calibração nos equipamentos que possui ou pretende operar.

 

Como funciona o certificado de conclusão

Após a conclusão do curso o aluno recebe o certificado personalizado e impresso, via Correios.

 

Quem é o instrutor

Evandro N. Lima, especialista em desenvolvimento de motores de alto desempenho e competição com 36 anos de experiência atuando no Brasil e exterior. Autor de 9 livros técnicos sobre preparação de motores, injeções eletrônicas programáveis, sistemas de ignição de alto desempenho e suspensões de competição. Trabalhou na Chevrolet e Fiat. Participou no desenvolvimento de motores de diversas categorias no automobilismo nacional e sul americano. Foi criador e editor técnico das maiores revistas do Brasil voltadas para alta performance como revistas Autopower, Tech Speed e editor da revista Racemaster. Presta consultoria para fabricantes, preparadores, revendedores do mercado nacional e internacional desenvolvimento de componentes automotivos e automóveis de competição.

 

Quem é o apoiador cultural do curso?

A brasileira Fueltech, fabricante e umas das maiores empresas do mundo em tecnologia de sistemas de gerenciamento de motores, apoia culturalmente o curso ministrado pela editora e pelo instrutor Evandro N. Lima. 

 

Como investir em conhecimento adquirindo o curso.

Os pagamentos podem ser feitos com a plataforma Pag Seguro exclusivamente na loja da Autotech Editora, via boleto bancário para pagamentos à vista ou cartões de crédito parcelados em até 12X. O valor do curso é de 2500,00 reais para as 4 fases após o período de pré-venda. Durante a Pré-venda as 4 fases estarão sendo ofertadas por apenas 1375,00 que também podem ser pagas em até 12X ou 8X de R$ 171,25 sem juros.

 

Como funciona a Pré-venda

O aluno poderá adquirir o curso ofertado em Pré-venda com desconto. Após o período da Pré-venda não haverá desconto no valor do curso. Como as inscrições são limitadas a 50 alunos, caso haja o preenchimento das vagas as inscrições serão automaticamente encerradas independentemente da data. Após a confirmação da compra, o aluno recebe em até 3 dias úteis um e-mail com as instruções para o acesso a plataforma.

Abertura das inscrições em pré-venda........ 01/05/2019

Salas abertas e conteúdo liberado............... 30/07/2019

Salas fechadas ...............................................30/10/2019

Duração do Curso............................................. 120 dias 

Horas em vídeo aulas......................................  20 horas

Vídeos são assistidos dentro da plataforma, o conteúdo em PDF pode ser baixado pelo aluno. Ambos seguindo normas protetivas e de direitos autorais*

Valor ................................................................................................... 2.500,00 em até 12X se acompra for feita após o periodo de pré-venda.

Valor com desconto Pré-venda............................................................. 1.375,00 em até 12X. Ou 8 x de R$ 171,25

 

EMENTA

FASE 1 – TÓPICO 1- Funcionamento do motor de 4 tempos

- Explanação sobre cada fase de operação dos motores de 4 tempos para que haja entendimento sobre a operação do sistema de injeção e ignição programável.

FASE 1 – TÓPICO 2 - Entendendo o funcionamento do sistema de injeção e ignição programável

- Explanação sobre o funcionamento dos sistemas de injeções eletrônicas programáveis, sistemas semi-sequenciais, sequencias, malha aberta, malha fechada, normal, alternado, sistemas de ignição indutivo e capacitivo entre outros.

FASE 1 – TÓPICO 3 - Escolha dos componentes e adequações

- Envolve a escolha correta dos componentes para a adequação ao projeto. Módulos, sensores, atuadores, dispositivos auxiliares como injetores, cabos, velas, bombas, linhas, sustentação elétrica, tanque, projetar a linha de combustível e todo o sistema de alimentação de combustível e os componentes que fazem parte do sistema.

FASE 1 – TÓPICO 4 - Funcionamento de sensores e atuadores

- Como funcionam e qual a relação com a operação do sistema programável

FASE 1 – TÓPICO 5 - Instalação de sensores e atuadores

- Como efetuar o posicionamento ideal dos sensores e atuadores, inclusive rodas fônicas, distribuidores e injetores.

- Como projetar adequadamente o sistema elétrico que alimentará o sistema de injeção e ignição programável.

- Como calcular consumo elétrico, relês, fusíveis.

- Posicionamento dos injetores, reguladores de pressão de combustível.

FASE 2 – TÓPICO 6 - Teste dos componentes

- Como testar bobinas, cabos, velas, bombas de combustível, injetores, distribuidores, sensores e atuadores que compõem o sistema de injeção eletrônica programável.

FASE 2 – TÓPICO 7 - Sistema de alimentação de combustível

Como o tanque de combustível precisa ser construído e os materiais que podem ser utilizados com cada combustível

Como a linha de combustível deve ser elaborada

Como calcular diferenciais entre vazões e pressões

Operação das Bombas de combustíveis

Como calcular a necessidade elétrica e fluxo de operação das bombas

Como opera o regulador de pressão de combustível

Como escolher o regulador ideal

Como deve ser ligado o regulador de pressão

Escolha dos injetores

Posicionamento e geometria dos injetores

Dimensionamento de borboletas

FASE 2 – TÓPICO 8 - Configuração do sistema

- Como configurar adequadamente cada dispositivo do sistema entre sensores e atuadores.

- Como escolher e configurar sistemas semi-sequenciais e sequenciais.

- Como configurar o sistema de alimentação e ignição

FASE 2 – TÓPICO 9 - Calibração dos sensores e atuadores

- Como calibrar cada sensor adequadamente

- Como calibrar os atuadores

FASE 2 – TÓPICO 10 - Estequiometria dos combustíveis

- Álcool - Etanol

- Gasolina

- Necessidades das variações de proporções magras, ideais e gordas em determinadas situações

- Interpretação de leitura das velas, sondas narrow e wide band.

- Calibração das sondas

FASE 3 – TÓPICO 11 - Processo de combustão

- Como é formado o processo de combustão na câmara de combustão

- Qual a influência do processo de combustão na performance do motor

- Como o desenho da câmara influencia no desempenho e performance do motor

- Quais os pontos importantes no processo de combustão relacionados a estequiometria dos combustíveis e o momento adequado para o disparo da centelha

- Como escolher adequadamente bobinas, cabos e velas de ignição

- Como posicionar corretamente os injetores de combustíveis.

- Quais as ações e reações da calibração do sistema de injeção eletrônica programável na formação da chama na câmara de combustão.

- Como a taxa de compressão interfere na formação do processo de combustão

- Quais os adventos dos sistemas turboalimentados no processo de combustão

- Sistemas de ignições indutivas e capacitivas

FASE 3 – TÓPICO 12 - Calibração do sistema de ignição e injeção de combustível na partida a frio e quente e suas interpolações.

- Rotação de partida

 - Considerações relativas a taxas de compressão e influencia

- Considerações relacionadas ao tipo de combustível utilizado

- Tempo de injeção de acordo com interpolações de temperatura de ar e combustível

- Curva de ignição de acordo com interpolações de temperatura de ar e combustível

FASE 3 – TÓPICO 13 - Calibração da marcha-lenta e interpolações do sistema de injeção e ignição

- Temperatura arrefecimento

- Temperatura ar

- Variações cargas como direção hidráulica, alternador e ar condicionado

- Variações de voltagem

- Ajustes especiais para motores com comando de válvulas esportivos e competição

- Atuadores e válvulas especiais de controle de marcha-lenta

- Calibração do acelerador e borboleta eletrônica para ajuste da marcha lenta

- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações

- MAP

- RPM

- TPS

FASE 3 – TÓPICO 14 - Calibração do sistema de injeção e ignição na aceleração rápida

- TPS

- MAP

- TPS/MAP

- RPM

- Variações de temperatura

- Analises de problemas

- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações

FASE 3 – TÓPICO 15 - Calibração do sistema de injeção e ignição sobre estratégias de movimentação inercial em transmissões manuais e automáticas e suas interpolações.

- TPS

- MAP

- TPS/MAP

- RPM

- Variações de temperatura

- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações

- Analises de problemas

FASE 4 – TÓPICO 16 - Calibrações de injeção e ignição – Bases fixas e interpoladas Map/rotação/tps/temp/volt

- Calibrações visando a máxima economia de combustível

- Calibrações visando a máxima performance.

-Calibração das fases transitórias lentas – marcha lenta para movimentação em aceleração leve

- Calibração das fases transitórias lentas – marcha lenta para movimentação em aceleração media

- Calibração das fases transitórias lentas – marcha lenta para movimentação em aceleração alta

- Calibração das fases transitórias leves, média, altas e plena carga (aceleração máxima)

- Calibração das progressões entre as fases baixas, médias e altas

- Analise de problemas

- Retomadas de aceleração

- Estabilização em velocidade de cruzeiro

- Transições em desaceleração

- Frenagem e frenagem emergencial

- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações

FASE 4 – TÓPICO 17 - Calibração da fase pressurizada (turbo atuante)

- Calibração da transição do sistema de injeção e ignição entre fases aspiradas e pressurizadas (turbo atuante)

- Calibração de progressão do sistema de injeção e ignição na fase pressurizada

- Calibração do sistema de injeção e ignição em plena carga

- Calibração de desaceleração

- Calibração de frenagem de emergência.

- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações

- Analise de problemas

FASE 4 – TÓPICO 18 - Detecção de problemas

Procedimentos para detecção de problemas nas áreas do sistema de injeção e ignição eletrônica programável

FASE 4 – TÓPICO 19 - Bases para testes de calibrações

- Como testar o acerto do motor em situações cotidianas

- Como testar o acerto do motor em modo Racing

- Como testar economia de combustível

É expressamente proibída a venda, revenda, compartilhamento total ou parcial de qualquer espécie, cópia total ou parcial não autorizada, amostragem, fotografia ou qualquer outro tipo de cópia, compartilhamento, divulgação, amostragem, que prejudique o Curso, os direitos do autor, instrutor e editora.

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