Lembranças de Vinicius de Moraes

Rememoram-se 40 anos de falecimento de Vinicius de Moraes (19 de outubro de 1913 a 9 de julho de 1980), porém ele continua vivo no imaginário social, na diplomacia, na dramaturgia, na poesia, no canto e na composição, só para dizer alguns dos seus talentos. (Prof. Jorge Queiroz)

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Eleições 2020 – Duplo Interesse

Grupos mandatários da gestão atual fazem pedidos para o adiantamento das eleições, enquanto que os de oposição não abre mão das eleições este ano. Com razão, tem administração insuportável e prorrogar esse martírio da população não é justo.

Pandemia e educação

O novo coronavírus, motivo da pandemia global, altera a vida das pessoas, em âmbito individual e profissional, a exemplo da alteração que ocorre na educação do ensino básico. (Texto Prof. Jorge Queiroz)

Sergio Moro em três momentos

Enumero três momentos da vida de Sergio Fernando Moro, natural de Maringá - PR (10 de agosto de 1972), ex-ministro da Justiça, ex-magistrado, professor universitário. (Texto Prof. Jorge Queiroz)

Massacre do Centro Cívico completa cinco anos

Aos 29 de abril de 2015, educadores (as) do ensino básico e universitários (as) estaduais e estudantes, em greve, repudiavam o Projeto de Lei 252/2015, encaminhado por Beto Richa, ex-governador do Paraná (janeiro de 2011 a abril de 2018) e réu em ações por inúmeros crimes, à Assembleia Legislativa, que alterou a ParanaPrevidência. (Texto Prof. Jorge Queiroz)

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Escola Sem Partido e democracia

Professor Jorge Queiroz    Por Jorge A.Queiroz e Silva      
  Sábado,14/09/2019, 20h30
  Fonte: Por e-mail
  Imagem: JB Treinamento em Informática | Um jeito novo de ensinar          Bandeira do Brasil
Foto: Paulo Freire defende que o objetivo da escola é ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Crédito da imagem: Nova Escola.

Foto: Paulo Freire defende que o objetivo da escola é ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Crédito da imagem: Nova Escola.


Na próxima segunda-feira, 16, os (as) deputados (as) votarão o Projeto de Lei "Escola Sem Partido", no âmbito do sistema estadual de ensino, de autoria dos parlamentares Ricardo Arruda (PSL) e Felipe Francischini (PSL), na atualidade deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O Projeto, se aprovado, propõe normas sobre "promoção do respeito a neutralidade política, ideológica e religiosa aos alunos das instituições de ensino."

Pois bem, esse Projeto de Lei defende sansões aos (às) professores (as) que exprimirem seus pareceres políticos, religiosos e ideológicos, além de impossibilitar abordagens de assuntos referentes a questões de gênero em sala de aula.

De acordo com Paulo Freire (1921-1997), o patrono da educação brasileira, os (as) educadores (as) não devem abrir mão de expressarem suas opiniões ao mesmo tempo em que dialogam com as multiplicidades dos pontos de vistas estudantis, significando comunidades escolares plurais.

O Projeto "Escola Sem Partido" nega a prática duma educação libertadora. A pedagogia de Paulo Freire parte da realidade dos (das) estudantes oprimidos (as) e de seus universos vocabulares.

Em seu método revolucionário de educação coletiva de adultos (as), a pessoa adquire a consciência da sua condição histórica, assume o controle do seu percurso e conhece a capacidade de transformar à realidade, ou seja, Paulo Feire incita o (a) estudante a ler o mundo para poder transformá-lo. Reflitamos:

Não basta saber ler mecanicamente ‘Eva viu a uva'. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho. (Paulo Freire, in Moacir Gadotti, Paulo Freire: Uma Biobibliografia, 1996.)


Entendo educação como transformação social, a partir dos princípios da deferência democrática e da proteção cidadã. 

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador, palestrante, professor.


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