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Redação e Edição de Textos Comerciais

   Por Joaquim B. de Souza, Editor
  Quinta-feira, 07/02/2019, 09h00 
  Fonte:  JB Treinamento / Traduzido via Google
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"De certa forma, todos somos vendedores. A verdade é que querendo ou não sempre estamos vendendo alguma coisa: um produto, um serviço, uma ideia e, ao vender, estamos expondo nossa amizade, simpatia, honestidade, sinceridade, respeito, até mesmo a nossa autoridade enquanto vendedor", do livro Encantando Clientes, a Pedagogia das Vendas.

"O homem é um ser social, isto é, um ser que vive em comunidade, em conjunto com outros homens. Ele tem, assim, necessidade natural de se comunicar". Sem dúvida, a comunicação, isto é, a troca de mensagens entre duas ou mais pessoas ou grupos, tem sido, desde a origem do homem, a principal responsável pela evolução e o aprimoramento da sociedade humana, Mauro Ferreira, do livro Redação Comercial e Administrativa.

Este livro não tratará especificamente de vendas de produtos físicos, mas a eficiência da comunicação através da redação comercial, normatizada, impessoal e padronizada, entre órgãos públicos e privados. Uma correspondência crivada de erros, sem correção gramatical, sem formalidade, sem uniformidade, com formatação fora dos padrões da ABNT, tende a contribuir com o fiasco do redator, do emissor, o que é pior, dá negociação. É inadmissível em pleno Século XXI, tempos em que imperam as modernas tecnologias e ferramentas de criação, edição e formação de documentos, com corretores ortográficos e tradutores, ainda existirem textos mal redigidos.

Portanto, uma boa redação para qualquer empresa, deve antes de tudo, despertar atenção e interesse do leitor, deve contaminar seu espírito com que chamamos de vontade, pois a vontade atrai oportunidades e, as oportunidades podem se transformar em realizações e crescimento.

A comunicação comercial é necessidade básica da relação interpessoal, constituindo o caminho pelo qual os padrões de seu conhecimento são transmitidos: polidez e seriedade. Pois, as relações de trabalho demandam cuidado especial com a forma escrita de suas ideias e interesses para estabelecer a relação entre as empresas.

Os textos constituem a expressão materializada da comunicação, ela é o registro da negociação, portanto deve obedecer a regras e normas, pois com eles está subentendido a responsabilidade de cada um é grande, não dá espaço para erros, desleixo.

Para concluir esta apresentação, podemos afirmar que através dos diversos tipos de redação comercial são iniciadas, mantidas e finalizadas muitas transações entre empresas, clientes, fornecedores e repartições públicas e privadas.

Bons estudos! 

Joaquim B. de Souza - o autor



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